ASTROSOFIA

ASTRO-FILOSOFIA - ASTROLOGIA SIMBÓLICA - ASTROLOGIA PITAGÓRICA - A CIÊNCIA DOS CICLOS OU CICLOSOFIA - ASTROLOGIA ESOTÉRICA, COLETIVA & MUNDIAL
"ASTROLOGIA PROFUNDA PARA UM MUNDO MELHOR" - CIÊNCIA & FILOSOFIA NOVAMENTE UNIFICADAS PELA SÍNTESE!"
Eis que vimos a Sua estrela no Oriente e viemos homenageá-lo." Mt 2,2 (sobre os Reis-magos astrólogos)
"Eu (acredito em Astrologia porque) estudei o assunto, e o senhor não." Isaac Newton (a um crítico da Astrologia)

Disse uma sábia, fazendo eco a Newton, que "a Astrologia não é uma questão de crer, mas de conhecer" (Emma C. de Mascheville). E este se revela o único grande problema, ou seja: o de conhecê-la de fato, coisa dificultada ora pela sutileza de seus postulados, ora pelos desvios que sobre ela se acometem a partir disto. Mas nada disto desmente a sua importância histórica, que tem norteado os rumos das civilizações por milênios, sendo mesmo hoje respeitada sábios e presidentes.
APRESENTAÇÃO .....HOME..... INICIAL ..... EDITORA ....... VIDEOS....... GRUPOS......... GLOSSÁRIO

Astrologia Chinesa & Profecias

por Luís A. W. Salvi
Kalki Avatar (cf. Vishnu Purana)
Agora que regressamos a um ano de Cavalo na astrologia chinesa, pode ser uma oportunidade para tratar de certos signos proféticos insuspeitos.

Os signos da Astrologia sempre marcaram as profecias. A Astrologia Chinesa trata com signos anuais, por isto este tipo de zodíaco se presta bem para assinalar acontecimentos proféticos pontuais. Fundados nos ciclos de Júpiter de 12 anos, trata também com os cinco elementos resultando em ciclos de 60 anos (e também de 120 anos porque envolve polaridades).*
Tais zodíacos estiveram amplamente em voga na Antiguidade, e sua influencia alcançou até mesmo a Europa, especialmente no Cristianismo Ortodoxo. Muitas das profecias antigas ainda hoje conhecidas, surgiram nesta ampla zona cultural.**
Sabidamente, a Astrologia retrata comumente seus signos através de animais, naturais ou míticos. Por vezes, alguns destes animais são considerados bastante especiais. 

Na mitologia hindu, podemos observar a associação dos avatares (encarnações) de Vishnu com símbolos astrológicos chineses (e outros), como são o Cavalo e o Javali. A astrologia hindu esteve sob forte influência chinesa (via Tibet e outras) até a chegada do Helenismo, quando o zodíaco grego (que na verdade é caldeu) foi implantado naquela civilização, donde pode ter surgido os arquétipos de Peixes e de Leão para certos avatares. Matsya, o Peixe, foi o primeiro avatar-maior (ou Dasavatares) de Vishnu, tal como este signo abre o Zodíaco precessional das Eras; por isto os cristãos também se simbolizam pelo peixe. A Tartaruga (símbolo de outro avatar-maior, Kurma) é o oitavo signo no zodíaco mensal da Meso-América, associado às constelações. Tais informações acham-se entre os registros mais remotos havidos na cultura hindu, tal como são os Puranas, palavra que significa “antigos”.

Contudo, trataremos de analisar atualidades na seqüência, através de uma avaliação de certos anos-signos especiais. Caberia esclarecer, todavia, que profecias são temas de contextos essencialmente messiânicos, pois nisto está sempre a esperança verdadeira do mundo, e quem não aprecia o messianismo melhor faria em buscar respostas em outro lado. 
Os Dasavatares
Aqueles que realizam ou interpretam profecias em termos messiânicos podem incorrer em erros, mas aqueles que não o fazem certamente falham. Lamentavelmente, tampouco é raro o erro intencional e oportunista vindo das trevas, para tirar proveito pessoal e desviar as atenções do verdadeiro foco, pois tais desvios podem provocar mais mal à causa da luz do que o próprio ceticismo.

Os Anos-Dragão
Iniciando, pois, pelo animal mítico que simboliza comumente a nação chinesa (cultuado também em outras culturas antigas), este animal fabuloso representa a quintessência e, não casualmente, seu signo ocupa a quinta posição zodiacal. Nisto, o ano do dragão de 2000 foi especial por se tratar de um Dragão-de-Metal ou “Dragão Branco”, Metal se trata igualmente do “quinto elemento”, sendo-lhe atribuída a cor branca.
Os outros Anos-Dragão recentes foram 1964 (Madeira), 1988 (Terra) e 2012 (Água). Em nossa obra “O Livro dos Portais”, temos designado alguns destes anos como Anos-Portais, por envolver datas e ciclos especiais para a humanidade. O signo anterior de Coelho (ou Gato) interage aqui, pois 1987 teve a “Convergência Harmônica” e 1999 foi marcado pela profecia de Nostradamus, que a rigor anunciava a vinda de um messias.*** Na astrologia meso-americana, as Eras zodiacais possuem exatos dois mil anos de duração. Tampouco seria demais notar que uma correção do começo da Era cristã, colocaria o ano 2005 (alvo de certas profecias) nesta exata posição! 
A volta de Quetzalcóatl 
O ano de 1964 foi trágico para o Brasil por causa da implantação da Ditadura Militar. Em 1988, sucedeu uma manifestação espiritual decisiva para os surpreendentes acontecimentos dos anos seguintes. E em 2012 tivemos a grande data profética dos maias, na qual se aguardava a vinda de um deus.**** Segundo algumas fontes, esta data também esteve prevista por sábios chineses.*****

Os Anos-Serpente
O sexto signo no horóscopo chinês é Serpente. A serpente é outro animal polêmico pois, como o anterior, é ora adorado e ora abominado. No mundo maia, era um importante título sacerdotal, kan. É ademais um signo dos calendários maia-nahuas e constitui o seu 13º signo que enlaça ou começa o zodíaco precessional das Eras. Alguns têm proposto também para o zodíaco ocidental o signo Serpens como um 13º signo, situado entre Escorpião e Sagitário, posição esta que aponta para o coração da Via Láctea, quiçá vista como uma serpente.
Os Anos-Serpente recentes foram 1977 (Fogo), 1989 (Terra), 2001 (Metal) e 2013 (Água).
A queda do Muro de Berlim
Em 1989 ocorreu a Queda do Muro de Berlim, fato que conectado aos eventos do ano anterior evoca o mito hebreu da queda de Jericó. 2001 foi o verdadeiro começo do terceiro milênio e sucedeu o mega-atentado às Torres-gêmeas em Nova York. O ano de 2013 também está ligado aos maias, como começo da Nova Era solar concluída 2012.

Os Anos-Cavalo
O sétimo signo no horóscopo chinês, Cavalo (Ma, em mandarim), é poderoso e costuma marcar os ciclos da humanidade de uma forma especial.
Os Anos-Cavalo recentes foram 1978 (Terra), 1990 (Metal, Branco), 2002 (Água) e agora 2014 (Madeira) –ver adiante. A data de1978 pode ser talvez evocada pela profecia de Alice A. Bailey de que “o Cristo retornaria em torno de 1980”. Foi o ano da morte de John Lennon, sinalizando uma mudança de energias no planeta e a chegada da obscura porém transformadora década de 80.
Porém, merece destaque especial aqui o ano de 1990, em função do seu elemento Metal, de cor branca como vimos mais acima. Ocorre que nisto temos nada menos do que a famosa profecia do “Cavalo Branco” (e quase junto à profecia de Nostradamus para 1999, a qual igualmente possui a rigor perfil messiânico)! Aqui o signo-cavalo se converte num símbolo especial e serve de montaria para a divindade, além de anunciar que o veículo de Deus estaria maduro e revelado...
Apocalipse de São João
Mencionemos alguns fatos ocorridos neste ano. Nele, o ativista Nelson Mandela é libertado após 25 anos de prisão. Também ocorre a esperada reunificação da Alemanha, após a queda do Muro no ano anterior (e depois de 28 anos de existência). O político-fantoche Fernando Collor de Mello é eleito Presidente da República no Brasil, para impedir a volta de líderes populares ao poder. E Lech Wałęssa é eleito presidente da Polônia. Também neste ano, o Iraque o invade Kuwait, dando início às Guerras do Golfo, as quais estão inseridas nas profecias por integrar a época da Parúsia.
Podemos encontrar certas expressões semi-messiânicas sob este mesmo signo-elemento. Retrocedendo 60 anos ou um ciclo calendárico completo, no ano de 1930 Hailé Selassié se torna imperador da Etiópia (sendo tido pelos Rastafaris como uma encarnação ou uma descendência do messias), e o político brasileiro Getúlio Vargas ascende ao poder da nação, através da chamada Revolução de 1930.
Finalmente, temos agora o 2014, que inicia marcado pelas revelações de Kaduri sobre a chegada do Messias (ver aqui)Se este tipo de profecia já deve ser tido em conta na transição do milênio e das Eras de Peixes para Aquário, ainda mais após o 2012 com a chegada da Sexta Era solar (a Sexta raça-raiz dos teósofos)!

* Esta combinação de signos-elementos cria um ciclo de 60 anos, começando com o Rato de Madeira e terminando com o Porco da Água. O ciclo atual começou no ano 1984 (ou, retrocedendo: ...2114, 2044, 2104, 2164, 2224, 2284, 2344, 2404,1984,1924, 1864, 1804, 1744, 1684, 1624, 1564, 1504...). O Calendário Cronocrator que regula a evolução social, está baseado especialmente nestes ciclos, que corresponde às conjunções primárias de Júpiter e Saturno - ver aqui.
***** Ver em http://sofadasala-noticias.blogspot.com.ar/2012/09/2012-as-profecias-chinesas.html

Luís A. W. Salvi é escritor holístico, autor de cerca de 150 obras sobre a transição planetária.
Editorial Agartha: www.agartha.com.br
Contatos: webersalvi@yahoo.com.br
Fone (51) 9861-5178

Participe dos debates em nossos facegrupos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário